quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

RUA MAJOR EUSTÁQUIO

Rua Major Eustáquio

A “começa na rua Vigário Silva, e finaliza na rua Triângulo Mineiro, no alto de São Benedito. É atravessada pela rua São Sebastião. Pela sua esquerda começam as travessas Cel. José Ferreira e da Força, as ruas Teófilo Otoni, José de Alencar e Triângulo Mineiro, e pela direita a rua Cláudio Manuel. Sem melhoramentos. É uma das ruas mais antigas da cidade, lembrando, por isso mesmo, o nome do fundador de Uberaba Major Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira. Em 1855, foi denominada, rua do ‘Padre Antônio’. Posteriormente, se conheceu, ainda, pelos nomes de ‘rua Dona Sebastiana’, ‘do Desemboque’, ‘Quinca Vaz’.

Em 1880, a Comissão de Nomenclatura deu-lhe o nome de ‘General da Câmara’, que o tenente-coronel Antônio Borges Sampaio, em seu aludido projeto*, mudou para ‘Major Eustáquio’, como ainda hoje é, nome este tirado da rua que logo passou a chamar-se do Carmo” (PONTES, 1978, p.291).

A atual rua Major Eustáquio começa na Avenida Leopoldino de Oliveira finalizando nos cruzamentos da Rua Esperança com à Avenida Martins Fontoura Borges, no Bairro São Benedito.


Foto: Autoria desconhecida


Fonte: Acervo Público de Uberaba