sábado, 31 de dezembro de 2016

Dr. Edelweiss Teixeira

Dr. Edelweiss Teixeira

Um dos grandes folcloristas que Minas Gerais já conheceu foi o Dr. Edelweiss Teixeira, nascido em 1909 na cidade de Pouso Alegre, MG e falecido em Uberaba em 2 de novembro de 1986.
Edelweiss viveu 35 anos em Belo Horizonte, tendo se formado como violinista, regente de Canto Orfeônico em 1929 e em Medicina em1934.

Foi Oficial Militar Dentista na Revolução de 1930 e atuou nas termas de Araxá.

Em 1943 publicou seu primeiro trabalho como membro do Instituo Histórico de Minas, após 12 anos de pesquisa.


Mudou-se para a cidade do Prata em 1944, onde conheceu Inês e se casou com ela em 1947.
Em 1948 publica seu 2º livro, a História de Minas Gerais e se muda para Ituiutaba em 1951 onde exerceu ainda a regência do Coral do Instituto Marden.

Em 1959 recebe o convite para lecionar na recém formada UFTM e muda-se para Uberaba.
Em 1962 ele cria a 1ª. Semana do Folclore na Praça da Igreja Santa Rita e em 1963, o tema é “Pastorinhas”.

Em 1964 é juiz de grupos de CATIRA na cidade de Barretos, SP. Em 1965 consegue o grande feito de estabelecer a nível estadual a “SEMANA DO FOLCLORE’.
Em Ituiutaba passa a ser Diretor da Faculdade de Filosofia e posteriormente é designado Reitor.

Em junho de 1984 recebe o titulo de “Cidadão Uberabense” outorgado pela Câmara Municipal.
Desde 1970 até sua morte em 1986, viveu com sua família em sua residência localizada na Rua Segismundo Mendes, bem em frente à Igreja São Domingos.

Pai de seis filhos, um já falecido ( Mozart ), apenas Beethoven, agente e “agitador” cultural, hoje em Peirópolis e a Lélia Inês Teixeira herdaram do pai o gosto pela preservação das tradições culturais. Edelweis Teixeira Junior é médico pediatra em Uberlândia.

Em declaração ao JM Terezinha Hueb diz ser Edelweiss extremamente meticuloso, dotado de espírito cientifico em todas suas pesquisas. Ele era amigo de Murilo Pacheco.

Viveu com muita intensidade, disseminando conhecimentos pois alem de Professor, era Poeta, Historiador, Botânico, formado em Medicina, Odontologia, Música e Regência.

Foi em Uberaba, um dos fundadores da Academia de Letras do Triângulo, ocupando a cadeira 32.
Cabe a ele o resgate das Tradições Folclóricas do Triângulo Mineiro e despertou na comunidade o interesse pelas festivas.

Tive a honra da convivência de sua amizade e da sua familia, de participar do Instituto Folclórico por ele implantado e ainda tive a oportunidade de trabalharmos de parceria em alguns programas de natureza cultural.

No 29º Festival de Folias de Reis, realizado em Uberaba nas dependências do UTC- Uberaba Tênis Clube, sob o comando de outro Folclorista, Edson Quirino de Souza, mais conhecido como Edinho, antes do inicio dos trabalhos, é solicitada da platéia “UM MINUTO DE SILÊNCIO” em homenagem ao grande Humanista e Folclorista – EDELWEISS TEIXEIRA – que havia falecido.



Este documentário pertence ao acervo da Casa do Folclore e foi postado em 02-02-2014