quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CROZARA ENTREVISTA O EMPRESÁRIO JOSÉ FORMIGA DO NASCIMENTO, O LENDÁRIO “ZOTE” – UBERABA, MG.

José Formiga do Nascimento,“Zote"

A iniciativa partiu da vereadora Denise Max e contou com a participação do escritor João Sabino e presença de familiares do homenageado in memorian.
O empresário José Formiga do Nascimento, mais conhecido como “Zote”, foi homenageado pela Câmara Municipal de Uberaba, através de iniciativa da vereadora Denise Max (PR). O engenheiro, escritor, membro da Academia de Letras do Triangulo Mineiro (ALTM) e fundador do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região, João Eurípedes Sabino, foi convidado pela vereadora para falar sobre o homenageado.
Segundo Denise, é uma honra realizar a homenagem, mesmo que póstuma, a um homem que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade. “É uma figura única e emblemática de Uberaba”, afirmou.
A filha de “Zote”, a arquiteta Zélia Gonçalves Formiga, também participou da homenagem, representando a família. O presidente do Legislativo, Luiz Dutra (SD) falou da amizade que teve com o empresário: “eu tinha por “Zote” uma grande admiração e tive o privilégio de conviver com ele. A homenagem é mais do que justa”, disse.
No DVD apresentado por João Eurípedes no Plenário da CMU, uma rara entrevista conseguida com o homenageado pelo apresentador Luiz Crozara. “Tenho certeza de que sou muito trabalhador e honesto”, disse o empresário no vídeo, ao ser questionado sobre sua história de vida.
Também conhecido pelos veículos antigos que usava, “Zote” não pensou antes de responder sobre o assunto, “é um investimento barato e econômico”. Sobre o horário de trabalho, afirmou que começava às 5 da manhã e só parava às 20 horas, e que sua única distração era o trabalho. “Eu acredito que tenha uma força superior que me ilumina, pois minhas coisas sempre dão certo”, acrescentou o empresário à época na entrevista.
Em seguida João Eurípedes se pronunciou sobre a homenagem realizada a um homem que foi alfabetizado apenas até o terceiro ano primário, mas que conseguiu se destacar por suas qualidades, se tornando um grande empresário. “Ele não era um homem perfeito, mas sim o maior empreendedor de seu tempo, muito humilde e que nunca negou ajuda a ninguém”, acrescentou.
Logradouro. Após relembrar situações vivenciadas pelo homenageado e parabenizar Denise Max pela iniciativa, João Eurípedes Sabino entregou à vereadora uma cópia do livro “Zote que eu vi”, lançada recentemente por ele, como forma de agradecimento. Já a filha de “Zote”, Zélia Gonçalves, entregou um cartão à vereadora, agradecendo pela sensibilidade e homenagem realizada, em nome dos familiares, amigos e admiradores do empresário.
Denise aproveitou para anunciar que vai encaminhar ao Executivo um requerimento, solicitando que um logradouro público da cidade receba o nome de “Zote”, conforme já aprovado há 13 anos e nunca concretizado.
Para o vereador Samuel Pereira (PR), a Casa se sente privilegiada por realizar esta homenagem. Ele também sugeriu que um bairro de Uberaba, e não apenas uma rua, leve o nome do empresário.
Samir Cecílio (SD) também destacou a importância do empresário para a cidade e disse ter ficado feliz com a homenagem. “Ele foi um dos grandes homens de Uberaba, e que estava muito a frente de seu tempo”, afirmou.
O vereador Marcelo Machado Borges “Borjão” (DEM) disse que conviveu com “Zote”. “Um homem, simples, humilde e muito inteligente. Ele era um visionário, como não existe mais hoje”, finalizou “Borjão”.
Elmar Goulart (SD), Cléber Humberto de Sousa Ramos “Cléber Cabeludo” (PROS), Paulo César Soares “China” (SD), João Gilberto Ripposati (PSDB) e Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Se Liga” (PSL) também destacaram a importância do tributo prestado pelo Legislativo.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação
17/03/2015