terça-feira, 27 de junho de 2017

A VINDA DOS CORREIOS PARA UBERABA



Correios e Telégrafos



A origem dos correios remonta à antiguidade. Na Grécia, civilização fecunda em mitos, havia deuses mensageiros representados por Íris e por Hermes. No Antigo Egito, bem antes de Cristo, os faraós já se comunicavam com diferentes pontos do Estado por meio do envio de mensagens, gravadas em cerâmica.

Em 550 a. C., na Pérsia, atual Irã, foi criado pelo rei Ciro, o Grande, um sistema de correios que interligava o imenso território ocupado. Aproximadamente setecentos anos depois, os chineses organizaram um correio monumental utilizando cerca de 400 carros, 50.000 cavalos e outros números grandiosos de animais (Wikipédia, Discovery Brasil).

Roma, no século I a. C., afixava diariamente na porta do Fórum a Acta Diurna, documento que continha informações políticas à população. Já por volta do ano 1150, na Universidade de Paris, segundo alguns historiadores, foi criado um correio destinado a incentivar a comunicação entre os estudantes e suas famílias. Em fins da Idade Média, em pleno Mercantilismo (XIV), a Liga Hanseática estabeleceu um correio entre as cidades pertencentes à aliança.

As comunicações entre “as terras brasileiras” e o Reino de Portugal remetem à chegada dos portugueses ao litoral da Bahia, em 1500, expressas por meio da carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao monarca de Portugal D. Manoel I, “O Venturoso”.

Durante o Período Colonial, todo o sistema postal entre Brasil e Portugal foi precário. Mesmo com a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, havia sérios problemas de comunicação entre o reino português e sua colônia brasileira. Em 1808, com a vinda da Família Real, a elaboração do primeiro Regulamento Postal brasileiro e a criação dos Correios Interiores, essa situação foi abrandada. No Império, durante as regências de Pedro I e II, o sistema postal nacional tornou-se independente e surgiram administrações de correios nas capitais das províncias, dirigidas por seus próprios presidentes. Criou-se também o corpo de carteiros e de condutores de malas a domicílio, além de serem instaladas as primeiras caixas de coletas, inicialmente no Rio de Janeiro.

Uberaba, cidade localizada na região do Triângulo Mineiro, fundada nos primeiros anos da segunda década de 1800, por Major Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, ligava-se à Vila de São Bento do Tamanduá, atual cidade de Itapecerica, por volta de 1831, por meio do “correio de comunicação” (PONTES, 1992, p. 47).