quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

História da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro - Uberaba

Sociedade Rural de Uberaba

Sociedade Rural de Uberaba


                                                                        Década: 1960                                                                      



Foto: Autoria desconhecida


Em 18.06.1928 foi fundada, em Uberaba, a sociedade rural do Triângulo Mineiro. Três décadas depois, no governo do Marechal Castelo Branco foi promulgada uma lei que determinava a transformação das Associações em Sindicatos. As que não se adequassem estariam automaticamente extintas. Por isso em 25 de março de 1967 decidiu-se pela criação da Associação Brasileira de Gado Zebu e do Sindicato Rural de Uberaba. A ABCZ seria responsável pelo registro de gado e o Sindicato como entidade autônoma foi constituído para fins de coordenação, proteção e representação legal de sua categoria econômica com intuito de colaborar com os poderes públicos. Começava ali a verdadeira história do Sindicato Rural de Uberaba.
Sua primeira diretoria eleita em 68 era a mesma da ABCZ e tinha como presidente o saudoso Edílson Lamartine Mendes. Embora tivessem os mesmos diretores e funcionassem no mesmo prédio as entidades tinham ramos de atividades distintas. O Sindicato Rural veio para atender produtores que não eram criadores de Zebu. Ao todo eram 514 associados. Depois de Edílson Lamartine Mendes ocuparam a presidência do Sindicato nesses 37 anos: Randolfo de Melo Rezende, Joaquim Prata dos Santos, Hildo Totti, Ataíde Fatureto, Antonio José Loureiro Borges e Rivaldo Machado Borges Junior.
Lideranças que fizeram da melhoria das condições de trabalho para o produtor rural seu objetivo maior e da representatividade política da classe uma grande conquista.Homens que não pouparam esforços para que Uberaba continuasse desenvolvendo e se tornasse hoje referência no agronegócio brasileiro. Em 2005 a entidade se transformou em Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. Hoje com 2540 associados presta serviços de contabilidade,serviços de nota fiscal,assessoria veterinária e assessoria jurídica.
A solidificação da representatividade da entidade faz com que o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba participe das principais decisões políticas do setor em âmbito nacional,estadual e local. A parceria com o poder público municipal,a participação na diretoria da Faemg, o acesso ao Governo Federal.


1º DIRETORIA DO SINDICATO RURAL DE UBERABA - 18 DE MAIO DE 1968.



PRESIDENTE

DR. EDILSON LAMARTINE MENDES


  
DIRETORIA SUPLENTE

DR. Rui Barbosa de Souza

Afrânio Machado Borges

Ângelo André Fernandes

Dr. Luiz Roberto Fortes Furtado

Mardônio Prata dos Santos

Mário Cruvinel Borges

Joaquim Prata dos Santos

Domingos Alves Gomes

Laerte Rodrigues Borges

José Peres de Lima

Dr. José de Assis Batista

Dr. Silvio Roberto Santos Prata

Domingos Dário Marino




CONSELHO FISCAL


Josias Ferreira Sobrinho

Saturninoleie Barbosa

Randolpho De Mello Resende

Cássio Ulhôa Resende

José Jorge Penna Júnior

Amadeu Luiz da Costa




DELEGADOS REPRESENTANTES


Dr. Adherbal Castilho Coelho

Dr. Arnaldo Rosa Prata

Dr. Randolfo Borges Júnior

Hildo Totti

Sílvio de Castro Cunha

Dr. Noel de Souza Sampaio


Fonte: Sociedade Rural do Triângulo Mineiro