sábado, 2 de dezembro de 2017

Superintendência do Arquivo Público lança e-book com 3.000 páginas e muita história sobre Uberaba


        Entre as atividades em comemoração aos 32 anos de sua implantação, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba lança, no Legislativo Municipal, neste dia 30/11, quinta-feira, às 19h30, o e-book Anais dos Livros de Atas da Câmara Municipal de Uberaba - 1857 a 1900 - Século XIX - Volume I. Evento acontece no plenário do Legislativo.

Trata-se de uma produção inédita, de baixo custo e grande alcance social e muito importante para preservação da nossa história – avalia a superintendente Marta Zednik de Casanova. De acordo com ela, o e-book promove a sistematização de fontes para pesquisas sobre as atividades da Câmara de Uberaba.


Marta Zednik explica que o primeiro volume e-book Anais dos Livros de Atas da Câmara Municipal, contém 3.000 páginas, e que foram utilizados os documentos mais importantes dos primórdios da história de Uberaba, que se encontram sob a guarda da Superintendência do Arquivo Público.

Acesse o e-book que conta os primórdios da história de Uberaba - Século XIX/VOLUME I         

http://www.cneconline.com.br/temp/arquivopublicouberaba/#p=44 

“Esse vasto e importante acervo, organizado em forma de Anais, servirá como fonte preciosa e inesgotável de pesquisas, pois nele encontram-se aspectos históricos da origem e da evolução política, econômica e administrativa do município, além dos registros do dia a dia dos atos do Legislativo de Uberaba” – revela a superintendente.

Entre os assuntos destacam-se a escravidão em Uberaba; a guerra do Paraguai; a epidemia da varíola; a Santa Casa de Misericórdia; o Lazareto (abrigo para pessoas com doenças contagiosas); o Código de Posturas Municipais; a estrada de ferro da Companhia Mogiana; a Proclamação da República; o divórcio; o 2º Batalhão da Brigada de Minas Gerais; o Instituto Zootécnico; a imigração estrangeira, a iluminação pública (querosene); a canalização de água e esgoto; as festas cívicas, religiosas e comemorativas; a cadeia pública; os transportes (bonde elétrico ou de tração animal); os conflitos políticos; as instituições de ensino no perímetro urbano e rural e a guerra de Canudos.

Guardião da História – A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba tem por finalidade orientar, recolher, custodiar, divulgar o patrimônio documental e garantir o pleno acesso à informação pública, suporte para a tomada de decisões governamentais e garantia de direitos individuais e coletivos para o exercício pleno da cidadania em consonância com a Lei de Transparência. Tem desenvolvido diversos trabalhos nas áreas de pesquisas da história da cidade e região e ações educativas junto às escolas de Uberaba. Preserva documentos de valor legal, administrativo e histórico, provenientes de entidades públicas e privadas.

Secom/PMU - 01/12/2017