quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Praça Santa Terezinha

Praça Santa Terezinha - Década de 1930

Largo Boa Vista

"Situado na entrada da cidade pela estrada que vem da ponte de cima no Rio Uberaba.
Principiam nele (à direita) as Ruas Pedro Gonçalves e Leste, a Rua Boa Vista (à esquerda); findam nele a Rua do Rosário e Travessa Alegria.

Pertence à Colina Boa Vista.

N.B. Esta localidade tem sido conhecida pelo – Alto do Fabrício. É aprazível e higiênica. Os dois vértices do quadrado que devem limitar esse largo para o lado do Caximbo ainda não estão marcados. A comissão não compreendeu este largo com situação própria." (SAMPAIO, 2001)

”Situa-se entre as ruas Treze de Maio, Senador Pena, Aristides Borges e Tiradentes.
No século XIX, a praça era conhecida como Largo Boa Vista.

Em 1900, passou a se chamar Praça Santa Bárbara, devido à devoção popular da época.
No século XX, era chamada ainda de Fabrício e Aristides Borges.

No local, em 1908, foi inaugurada a última ‘fonte pública’ da cidade, o chafariz ‘Santa Bárbara’, que continha uma coluna de ferro e duas torneiras laterais e esteve em atividade até 1915.

No ano de 1929, a inauguração da capela dedicada a Santa Terezinha deu o nome definitivo à praça.
Os padres capuchinhos criaram a paróquia em 1946 e, em 1961, a antiga Capela foi demolida. Edificou-se no local um templo, maior, em estilo românico, administrado pelos capuchinhos até 1988, ano em que a paróquia passou a ser responsabilidade da Arquidiocese de Uberaba.

Em 1961, instalou-se, no centro da praça, o busto da Princesa Isabel. A partir desse ano, tradicionalmente, os ternos de ‘Congado e Moçambique’, no dia 13 de maio, partiam da residência dos festeiros, passavam pelo busto e seguiam em direção à igreja, para a missa solene. O busto não se encontra mais no local.”

(Superintendência do Arquivo Público de Uberaba)