terça-feira, 15 de agosto de 2017

VALENTES E IDEALISTAS NÃO MORREM – I

Valdemar Hial
Amigos não morrem. Mudam apenas de casa. A gente continua vendo-os ,diáriamente. Diz a crença popular que o “ bom amigo não tem defeito”...Valdemar Hial, tinha um grande defeito! Era” muito e leal amigo dos seus amigos”. Escrever sobre o exemplar pai de família, do cidadão correto,”mãos limpas”, professor emérito, querido de colegas e alunos, líder de uma plêiade de profissionais da saúde que receberam um cabedal de experiência do grande mestre, o “ desbravador”de pesquisas, os cursos internacionais que participou,as teses que defendeu, a academia que pertenceu, a humildade quando lhe dirigiam loas, o visionário na instituição que dirigia, tudo, tudo isso, “ é chover no molhado”.

Hial, era o acima descrito e um “buraco mais em cima”. Adorava desafios.Encarava-os com a bravura e estoicismo que só os fortes possuem.Nunca sentiu o gosto amargo do limão que lhe endereçavam. Sabia fazer dele uma saborosa e açucarada limonada. Democrata, sabia perder.Mormente quando a derrota vinha eivada de traições! Respeitava para ser respeitado.O sucesso e a vitória, eram frutos do trabalho.Da decência e dignidade! Benevolente nos percalços da vida agitada, altivo e tranqüilo nos sucessos profissionais.

Valdemar Hial era um homem obstinado.Não temia e nem se acovardava diante dos embates.”A vitória é e será sempre da democracia”,democrata convicto que era. Uberaba soube ser grata ao seu “filho de adoção”?Sei lá...o moço cheio de esperança que veio da simpática Olimpia(S),depois de deixar a pequenina Cardoso(SP) onde nasceu, assomou-se de amores por Uberaba,onde casou,teve filhos e um “montão” de amigos, aqui chegou para “fazer” Medicina, seu sonho de infância,ainda que o pai, “mascate”, quisesse o filho na profissão...

-“Bravo!que seja feliz na terra do” peida lá”, profetizou-lhe ,sacanamente,o saudoso cirurgião dentista, Secundino Lóes, quando o viu descer da charrete que o levava à pensão dos estudantes, na rua dos Andradas...Hial, lembrava-se da frase e ria à cântaros. Seu “curriculum” é invejável. De incomodar seus adversários, inclusive os políticos.Deixa...

Velado no palco do anfiteatro do Centro Educacional e Educativo da UFTM, primeiro “espigão” construído no populoso “Abadião”, na primeira gestão de Hial à frente da FMTM, no inicio dos anos 90, os amigos no velório não cansavam de lembrar o quanto aquele magnífico prédio foi criticado pelos seus adversários que o chamavam de “elefante branco”.Essa história? Depois eu conto.. Obrigado pela atenção.

Luiz Gonzaga de Oliveira