terça-feira, 27 de junho de 2017

Thomaz de Aquino Prata – Padre Prata







Padre Prata

Thomaz de Aquino Prata, filho de Alberto Prata e Maria Rosita Prata, nasceu no dia 22 de dezembro de 1922, em Uberaba (MG), na Rua Hildebrando Pontes, antiga Rua da Liberdade.



Em 1941, foi para Belo Horizonte, para fazer curso superior do Seminário. Estudou dois anos de Filosofia e quatro de Teologia. Nos dois anos que cursou Filosofia, estudou também Sociologia, Literatura Brasileira e Estrangeira, Biologia e Grego.

Ordenou-se padre no dia 08 de dezembro de 1946, na Catedral Metropolitana de Uberaba, por Dom Alexandre Gonçalves do Amaral. Por ter feito um excelente curso, gostar de estudar e ter sido reconhecida sua grande capacidade de ensinar, foi requisitado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, para continuar em Belo Horizonte como professor. Lecionou Sociologia, Liturgia, Religião Comparada, Literatura, Inglês, Português, Francês e Latim.

Depois de três anos em Belo Horizonte, foi chamado de volta para a Diocese de Uberaba. Em Uberaba, incumbiram-lhe a tarefa de restaurar, em Uberlândia, um colégio religioso (Colégio Cristo Rei), que estava com uma grande dívida (atualmente equivaleria a duzentos mil reais). Organizado o Colégio, voltou para Uberaba para lecionar no Curso Ginasial do Seminário São José de Uberaba. Ao mesmo tempo, foi requisitado para lecionar Sociologia Geral na Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino.

Em 1954, ganhou uma bolsa de estudos na Catholic University of America, nos Estados Unidos da América, onde estudou por dois anos.

Em 1957, retornou ao Brasil, voltando a lecionar na Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino, na Faculdade de Filosofia de Uberlândia, na Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia e na Faculdade de Ação Social de Uberlândia. Foi capelão do Colégio Diocesano, do Mosteiro das Concepcionistas (Medalha Milagrosa) e responsável pela comunidade São José de Tutunas.

Em 1997, aposentou-se na Igreja, mas continuou a seu serviço, trabalhando nos Cursilhos de Cristandade, no Treinamento de Liderança Cristã (para jovens) e no Curso de Liderança Cristã para a classe operária. Durante sua permanência em Uberaba, escreveu semanalmente no Correio Católico, que mais tarde se transformou em Jornal da Manhã, onde escreve até hoje.

A partir de 1949, publicou vários livros de crônicas e assuntos gerais. É um dos Membros Fundadores da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, ocupando a Cadeira nº 4.

 (Arquivo Público de Uberaba)