terça-feira, 27 de junho de 2017

Bar do Chuá

Bar do Chuá - Foto: Asfar Lemos Barcelos Barcelos.

Bar do Chuá - Foto: Asfar Lemos Barcelos Barcelos.

Bar do Chuá - Foto: Asfar Lemos Barcelos Barcelos.

Bar do Chuá - Foto: Paulo Paiva Nogueira


Bar do Chuá , perto de Uberaba, a caminho de Campo Florido e Conceição das Alagoas. Na semana que passou foi demolida a construçao centenária, referência ao longo de décadas para quem chegava a Uberaba. O fogão por onde passaram milhares de pastéis e outros salgados e quitutes ainda está lá... Quem sabe os estúpidos que fizeram a demolicao deixem o fogão como lembrança de tanta história. Bye,bye antigo Triângulo Mineiro...

(Paulo Paiva Nogueira) 


=====================================



O "Bar do Chuá" construído em 1905, era parada obrigatória para viajantes, boiadeiros e ônibus que seguiam para as cidades do pontal do Triângulo (não existia a MG 427). Ficou famoso pelas "coxinhas de frango do Chuá" e pelos "doces de leite na palha". Está sendo demolido parava construção de um viaduto de acesso ao bairro da Capelinha do Barreiro.


(Rodrigo José)

=====================================


Chuá era o último ponto de parada da "Jardineira do seu Horácio", que ia e voltava do trajeto Uberaba Campo Florido Uberaba. E demais companhias de transporte. Ao sair de Campo Florido, as "jardineiras" tinham três paradas estratégicas para colocar água no radiador do veículo e etc. Três porteiras (que a concessionária triunfo demoliu sem um pingo de necessidade), O ponto da Taboca próximo a ponte do Golfo do Rio Uberaba (demolida em 1988) e o Chuá. O percurso de 69 kms, era feito num tempo imprevisível. Dependia da época do ano. Estiagem 3 hs de viagem. Chuvas no mínimo de cinco a seis horas. Se o pneu estourasse ou o veículo estragasse poderia chegar a 12 hs de viagem. Enfim, mais um atentado a história. Sem o Chuá das glórias dos Caminhos de Minas, perdemos uma enorme referência da história de nossa região. A "Jardineira do seu Horácio", pode ser vista no Facebook Campo Florido em Fotos: https://www.facebook.com/campofloridominasgerais/ (Anuar Jorge Miziara Filho)


=====================================