sexta-feira, 21 de abril de 2017

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

    Ouro Preto está fervilhando. Gente saindo pelo “ladrão”.21 de abril, comemora-se a data do “proto-mártir”da independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier. Tudo começou nas Minas Gerais onde Joaquim era popularmente conhecido como Tiradentes, pois que, através o seu padrinho Sebastião, antigo dentista prático, passou a se dedicar a profissão que lhe rendera o apelido. Nascido em 1746, em Zitápolis, perto de Vila Rica, morreu em 1792, no Rio de Janeiro. Sem dúvida, Tiradentes foi o mais famoso e importante dentista história pátria. Não foi só isso.Militar,tropeiro,comerciante,minerador e um respeitável ativista político. Filho de portugueses,donos de uma pequena propriedade rural, tinha oito irmãos. Ficou órfão de mãe,antes dos dez anos e perdeu o pai, dois anos depois. Sebastião Leitão, o padrinho, encaminhou-lhe na vida. Ao fazer parte da escola militar, “Dragões de Minas Gerais”, juntou-se a vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles, poetas, advogados, fazendeiros, quando Joaquim envolveu-se com o movimento dos inconfidentes, que tinha como objetivo,conquistar a independência do Brasil. 

    Joaquim falava bem, comunicava-se melhor ainda, era convincente e idéias firmes.Organizado, tornou-se líder e estava à frente do movimento embrionariamente, sublevado.Quando tudo caminhava a contento, reuniões crescendo de adeptos , aconteceu a delação de Joaquim Silvério dos Reis...Movimento descoberto, inconfidentes presos e julgados em 1792.Alguns,protegidos da “aristocracia monárquica”, ganharam penas leves, confinados em masmorras ,mas,logo libertados.Outros,sem “padrinhos”, açoite em praça pública e degredo para a longínqua África.Joaquim, sem amparo econômico,frágil em amparo político, condenado à forca !

Decapitado, esquartejado , no campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro, a 21 de abril de 1792, as partes o seu corpo foram expostas em postes que ligavam o Rio de Janeiro às terras mineiras. Cúmulo da maldade, até a sua humilde casa, foi queimada por ordem do Reino e os seus poucos bens, confiscados. Joaquim, foi um herói nacional !Deu a vida pela independência do nosso país que sofria o domínio e a exploração de Portugal.O Brasil não tinha Constituição, direito a desenvolver indústrias, além do povo sofrer com os altos e escorchantes impostos cobrados pela Côrte.Nas regiões mineradoras, o “quinto”( imposto sobre o ouro extraído das nossas terras) e a “derrama”, causavam revolta na população.Tiradentes, o Joaquim, sonhava em ver um Brasil livre e independente ! E as”causas” da Inconfidência Mineira”,perguntarão ?

    - A escrava exploração colonial de Portugal ao Brasil –A cobrança do “quinto”(20%)taxa cobrada pela Coroa Portuguesa do ouro brasileiro que ia para os cofres portugueses.-----Quem não pagasse, sofria pesadas punições,incluindo o degredo (deportação)para a África---Criação da “derrama”.Cada região aurífera, tinha que pagar 100 arrobas ( 150 kilos!)de ouro, por ano, à Portugal. Se a região não conseguisse “cobrir a cota”,sol dados invadiam casas e retiravam ,à força, objetos de valor,até completar o imposto devido. A “derrama”foi o estopim da revolta !—a vontade da elite brasileira à época, em participar das decisões políticas do Brasil—a forte influência do liberalismo por parte de intelectuais brasileiros em contato com o pensamento liberal europeu, que defendia a liberdade e a democracia. Causas plenamente justificáveis !

    Joaquim, o Tiradentes,não era nenhum intelectual.Porém,interessava-se por atividades políticas e teve contatos com Alvarenga Peixoto, Tomaz Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, poetas respeitados ,seus companheiros de movimento. Presos,muitos dos inconfidentes,temendo punições severas,não confessaram seus crimes.O único a fazê-lo foi Joaquim, o Tiradentes e que, por isso, recebeu a pena capital. A imagem de Joaquim,o Tiradentes, é o ícone da Liberdade e da Independência do Brasil,o grande Herói da Nação !

    Desde 1965,lei federal instituiu o 21 e abril,como feriado nacional e, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira ! A Medalha da Inconfidência é a mais alta Comenda concedida pelo governo mineiro, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestigio e projeção de Minas Gerais. :Criada em 1952, no governo JK, tem quatro designações : Grande Colar ( Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.


Luiz Gonzaga de Oliveira