domingo, 5 de março de 2017

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES

Colégio Nossa Senhora das Dores

As Irmãs Dominicanas, que chegaram a Uberaba em 1885, vieram dispostas, pois a doce missão, abraçada ainda na França, não permitia fragilidades. Sem perda de tempo, montaram o Colégio Nossa Senhora das Dores e acolheram, em salas de uma das alas do prédio da Santa Casa, as primeiras alunas.
Apenas dez anos depois dessa chegada, o primeiro prédio da escola foi inaugurado e o empenho das religiosas em ensinar o refinamento, os valores cristãos, as artes, a música, os trabalhos manuais e as prendas domésticas transformaram a escola e seu corpo docente numa sólida referência de educação feminina, em nosso país tropical.

Desde o início, as determinadas dominicanas não se desviaram de seus propósitos e, a partir da primeira parede erguida, o CNSD, não mais cessou os trabalhos educacionais, nem os de melhorias do espaço pedagógico. São Domingos de Gusmão, vez em quando, espia do alto da torre da majestosa Capela (construída por volta de 1930, em gracioso estilo românico), agradece a acolhida e se alegra com tanta dedicação.

Texto: Iara Fernandes

Fotógrafo: não identificado
Data da fotografia: década de 1940
Local: atual Colégio Nossa Senhora das Dores

Acervo do Arquivo Público de Uberaba



==========================


Fanpage: https://www.facebook.com/UberabaemFotos/

Instagram: instagram.com/uberaba_em_fotos


Cidade de Uberaba